Quem somos

Educando para a liderança

O Colégio Sinodal Prado Gravataí é uma escola que visa a formar lideranças com boa base cultural, a partir de ênfases no bilinguismo, no esporte, nas artes, nas exatas, na tecnologia/inovação,  nas humanas. Tudo isso numa estrutura física, vivencial e pedagógica de referência no sul do Brasil.

Uma estrutura diferenciada

O espaço físico  muito amplo e ajardinado  oportuniza aos alunos  ambientes variados e muito bem equipados para o aprendizado, para a convivência sadia e para a prática do esporte.

Convênios Internacionais

O Colégio Sinodal  tem convênio com a International University Alliance, dos EUA, e também com o Governo Federal da Alemanha. A partir disso,  são oferecidos exames Toefl e DSD I e II.

História

Educando para a liderança

Foi em meados de 1886 que o Sínodo Rio-Grandense, entidade composta por imigrantes e descendentes que cultivavam a religião evangélico luterana, começa a pensar a escola como um espaço em que pudesse ser oferecida a formação integral. Surgem então as escolas confessionais, com autonomia nos seus processos pedagógicos e administrativos; e formadoras, visando à formação integral do ser humano, preparando os alunos para exercer a liderança na sua comunidade. Anos depois, em maio de 1936, surge uma das primeiras escolas desta Rede Sinodal: o Centro de Ensino Médio Sinodal.

O Centro de Ensino Médio Sinodal tem três unidades de ensino: Colégio Sinodal  São Leopoldo, Colégio Sinodal Portão e Colégio Sinodal Prado/ Gravataí, mantidas pela Instituição Sinodal de Assistência de Educação e Cultura – ISAEC, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.

Scan10036
alunos

Compromisso

Formação e Transformação

Nossos princípios filosóficos e pedagógicos fundamentam uma educação que desenvolve o senso crítico, a honestidade e a responsabilidade, desafiando a criatividade, valorizando a liberdade de expressão com respeito e civilidade, a sensibilidade, a autonomia, o espírito de independência, o raciocínio lógico e o amor pela natureza. Desta maneira, o Sinodal busca formar indivíduos que tenham uma participação construtiva na sociedade tanto no presente, enquanto cidadãos mirins e juvenis, quanto, e principalmente, no futuro, como cidadãos emancipados.

A linha pedagógica do Centro de Ensino Médio Sinodal, a partir dos pressupostos teóricos que a sustentam, opta por uma ação educativa de cunho sociointeracionista, que se dá, na construção do conhecimento, através de relações significativas entre professor/aluno e aluno/aluno e que prioriza a criatividade, o raciocínio lógico, a liberdade de expressão, o senso crítico, a sensibilidade, a liderança, a autonomia, a solidariedade e o espírito cristão.

Desde 1936

Colégio Sinodal São Leopoldo

A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – São Leopoldo ocupa um espaço nobre na área do Bairro Morro do Espelho, próximo ao centro de São Leopoldo. A beleza natural do local e a constante preservação e valorização da fauna e da flora são fundamentais para que todos se sintam bem no local.

O espaço escolar é amplo, as salas são arejadas e bem iluminadas, perfeitamente adequadas a uma produtiva aprendizagem.

Vista Aerea Sinodal 2017 menor

Desde 2008

Colégio Sinodal Portão

A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – Portão dispõe de uma ampla área de 1,3 ha próximo ao centro da cidade de Portão. Vale ressaltar a boa estrutura, a beleza arquitetônica do prédio e o cuidado que a instituição teve em valorizar a iluminação natural em todas as salas de aulas.

Em 2022

Colégio Sinodal Prado Gravataí

A terceira unidade do Colégio Sinodal está sendo construída em Gravataí/RS e promove a união entre inovação e tradição. São ambientes modernos e planejados para promover o saber nos mais diferentes sentidos.

Colégio Sinodal Prado Gravataí

Prado Bairro Cidade – Gravataí/RS

E-mail: sinodal@sinodalprado.com.br